Vale a pena investir o FGTS na oferta de ações da Eletrobras (ELET3)?

O prazo para uma empresa estatal de energia elétrica receber as ações da privatização sem FGTS termina nesta quarta-feira (8).

A aplicação pela conta do FGTS pode aumentar o fornecimento público de energia elétrica em 6 bilhões de reais, o que deve elevar o total para cerca de 30 bilhões de reais. Quem quiser usar os recursos do fundo pode doar entre 200 reais e metade do saldo do FGTS. No aplicativo do FGTS você pode consultar o saldo atual e simular o valor que pode ser utilizado para comprar ações.

As aplicações com o FGTS devem ser realizadas por meio de fundo gerido por instituição financeira. Eles se enquadram em duas categorias: fundos de investimento de privatização (FMPs), cujo dinheiro fica disponível na conta do FGTS, e FMPs de migração, cujos recursos são transferidos da mesma forma de outros fundos, como os fundos da Petrobras e do vale.

A metade do limite do FGTS leva em consideração o investimento total que um investidor tem no FMP. Assim, se a pessoa ainda tiver parte de seu FGTS aportada em ações da Petrobras, esse valor deve ser deduzido para saber quanto agora pode ser atribuído às ações da Eletrobras.

As taxas de administração cobradas variam de zero a 0,45 % ao ano, conforme apurado pelo Valor Investe com bancos e corretoras. As instituições financeiros diminuir suas taxas, enquanto os concorrentes custear menos.

Financiamento para compra da Eletrobras

Fundo Taxa de administração (% ao ano)
Daycoval FGTS Eletrobras FMP 0,00
Guide Eletrobras FMP FGTS 0,15
Safra Eletrobras FMP FGTS 0,15
BB Eletrobras FMP FGTS 0,20
BB Migração Eletrobras FMP FGTS 0,20
BTG Pactual Reference FMP FGTS Eletrobras 0,20
Caixa Eletrobras FMP FGTS 0,20
Caixa Migração Eletrobras FMP FGTS 0,20
Genial Eletrobras FMP FGTS 0,20
Genial Migração Eletrobras FMP FGTS 0,20
Itaú Eletrobras FIC ações 0,20
Itaú Eletrobras FMP FGTS 0,20
Itaú Migração Eletrobras FMP FGTS 0,20
Santander Eletrobras FMP FGTS 0,20
Santander Eletrobras FMP FGTS 0,20
XP Eletrobras FMP FGTS 0,20
XP Migração Eletrobras FMP FGTS 0,20
Bradesco Eletrobras FMP FGTS 0,40
Bradesco Migração Eletrobras FMP FGTS 0,40
Alfa II FMP FGTS Eletrobras Migração 0,45
BNB FMP FGTS Eletrobras 0,45

O investidor deve escolher entre esses bancos ou corretoras e ter acesso ao aplicativo do FGTS através do CPF para autorizar a instituição financeira a consultar o saldo disponível e apreender o dinheiro.

Após fazer login no aplicativo basta clicar em “Permitir que seu banco consulte seu FGTS”, depois clicar em “aplicativos em Fundos mútuos de Privatização do FGTS”. A pessoa deve clicar em “FMP Eletrobras” e depois clicar em “Prosseguir”. Depois disso, o investidor deve ler e aceitar os termos e condições, notificar o nome da instituição financeira e confirmar a seleção.

Quando terminar A pessoa deve informar ao banco ou corretor selecionada que deseja investir na privatização do FGTS e quanto deseja investir. Como a maioria das instituições financeiros possui mais de um tipo de fundo, os investidores precisam escolher aquele de sua preferência. É este banco ou corretor que é responsável por fornecer os fundos.

Após a compra das ações, o investidor não poderá resgatar o dinheiro por 12 meses, com exceção de saques pelos seguintes motivos: demissão, aposentação, falecimento, uso para habitação, três anos fora do FGTS, doença grave, empregado tornando-se 70 e desastre natural.

Como comprar sem FGTS

Investidores também podem comprar ações da Eletrobras na privatização sem FGTS até as 12h. Para isso, ele deve abrir uma conta ou já ser cliente de um banco ou corretor e notificar quantas ações deseja comprar no âmbito da oferta e quanto dinheiro pretende investir. O processo é o mesmo da compra de ações em qualquer outra oferta.

Para privatização de empresa estatal de energia elétrica sem FGTS, o valor mínimo é de R$ 1.000 e o máximo é de R$ 1 milhão. Os preços das ações serão determinados no próxima quinta-feira (9) após um processo chamado de “construção” no qual os investidores estão interessados ​​em comprar ações para vender. A demanda determinará o preço da ação. Na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), os ADRs (ações) serão listados na B3 nesta sexta-feira (10) e com ações no próxima segunda-feira (13).

Vale a pena comprar?

Atualmente, o FGTS rende apenas 3 % ao ano mais a taxa básica de juros (TR), que é zero desde 2017 este ano. Existe risco de transferência de recursos do fundo para ações da Eletrobras? Depende do tipo de investidor.

Quem ainda não possui reserva emergencial de utilizações financeiros de baixo risco, valor equivalente a pelo menos seis meses de despesas, não deve comprar papel do FGTS, segundo especialistas. Nesse cenário, o fundo deve ser preservado para uso em caso de demissão sem justa causa. Isso ocorre porque as ações são investimentos de alto risco e não se sabe se podem esperar um retorno em tal emergência.

Quem tem reserva de emergência e está disposto a correr mais riscos em utilizações financeiros pode usar uma parcela do FGTS para comprar ações, inclusive investindo na bolsa pela primeira vez. No entanto, é precisa cautela. Metade do fundo é mesmo para esses investidores, segundo muitos especialistas. Eles aconselham você a não investir muito dinheiro em ações de uma empresa.

especialistas apontam que os investimentos financeiros precisam estar alinhados com os objetivos e perfil de cada um, e diversificados com a estratégia. Se as ações fizerem parte das classes escolhidas, a contribuição deve ser feita em papel de diferentes empresas.

Para quem está erigindo ou já tem uma carteira de investimentos diversificada, comprar as ações da estatal que está sendo privatizada é uma boa ideia antes que os preços sobem, segundo a maioria dos analistas. Eles enfatizam a produtividade da empresa A situação da inflação é alta para este setor. e as melhorias que a privatização pode trazer Entre outras coisas, apesar dos riscos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.