Concurso Senado 2022 Edital será aberto ainda este ano, confirma diretora-geral

O concurso para o Senado Federal em 2022 é um dos mais aguardados e a expectativa dos concurseiros só aumentou com a possibilidade de liberação do edital que foi confirmada pela diretora-geral, Ilana Trombka, no último dia 23. A diretora afirmou que um novo concurso será aberto até o final de 2022.

A diretora ainda afirmou que uma das maiores demandas atualmente seria de policiais Legislativos, o quadro atual não seria suficiente para suprir as necessidades da instituição. Logo, o cargo de policial legislativo é uma das funções que provavelmente será ofertada no edital que deve sair este ano. A previsão é de que sejam oferecidas 19 vagas ao todo para este edital.

Concurso Senado 2022

Atualmente, ainda está ocorrendo a fase de escolha da banca organizadora do concurso, sendo publicado no Diário Oficial da União no dia 08 de junho a convocação pública de empresas que estejam interessadas em organizar o certame. As empresas organizadoras que se candidatarem terão um prazo máximo de 12 dias úteis para enviar propostas ao Senado. A casa irá analisar estas propostas e definir qual empresa ficará responsável pela operacionalização do concurso.

O último concurso para o Senado foi autorizado em 2019 e oito bancas foram cotadas para fazer a organização do certame dentre elas a famosa e temida Cebraspe, Instituto Acesso, Instituto AOCP, IBFC, Idecan, FGV, Imais e FUNRIO. Na época a mais promissora de ser escolhida foi a Cebraspe, porém o concurso foi temporariamente suspenso devido a pandemia de 2020.

Muitas informações ainda se encontram nebulosas, não se sabe quais outros cargos além de policial legislativo serão contemplados pelo concurso e outros detalhes importantes como conteúdos, salários oferecidos e pré-requisitos para os cargos ainda serão decididos. Muitos concurseiros ainda estão nervosos com relação à escolha da banca, pois sabe-se que a Cebraspe é uma instituição com histórico de ter provas bastante difíceis, dado seu histórico em concursos da Polícia Civil e Federal.

Conclusão

O que nos resta é aguardar as próximas novidades e investir bastante em preparação para as provas nos baseando em editais pretéritos. É muito importante levar em consideração que editais passados podem mudar drasticamente de acordo com a escolha da banca pois cada uma possui um estilo único de provas e seleção de conteúdos, então se mantenha informado e boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.